quinta-feira, 14 de agosto de 2014

AVC - Fisioterapia - Acupuntura



O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença neurológica provocada pela diminuição súbita de sangue numa determinada região do cérebro. Pode ter como origem o “entupimento” de uma artéria do cérebro que impede a chegada de sangue a essa região  (AVC isquémico) ou o “rompimento” de uma artéria (AVC hemorrágico).
 É uma situação de urgência médica e, em Portugal, é a primeira causa de morte.
Os sintomas mais comuns são:
  • Dificuldade, súbita, em mexer uma perna ou braço ou ambos os membros de um dos lados do corpo
  • Desvio da boca para um dos lados
  • Dificuldade em falar, com início súbito
  • Perda súbita de visão
  • Diminuição da sensibilidade ou sensação de “encortiçamento” de uma perna, de um braço ou de ambos os membros de um dos lados do corpo.
Perante a suspeita de AVC, deve ser feita uma tomografia computorizada (TaC), para saber se este é isquémico ou hemorrágico.
A prevenção do AVC passa por medidas como:
  • Não fumar
  • Realizar uma alimentação saudável
  • Restrição do sal consumido
  • Atividade física regular
  • Controlo (se necessário com medicamentos) da tensão arterial
  • Controlo da diabetes.
Tratamento:

            Um AVC provoca danos no cérebro afectando o modo como o corpo funciona

Uma vez que o AVC é uma lesão cerebral, os seus efeitos ou sintomas vão depender da parte do cérebro que é afectada.
Cada AVC é diferente e as pessoas que o sofrem são afectadas de diferentes formas. Para alguns, os sintomas são bem leves e duram um curto período de tempo (apenas alguns minutos ou horas, no caso de um acidente isquémico transitório, AIT). Outros AVCs podem causar danos mais graves e duradouros.
Quando acontece um AVC, algumas células do cérebro são danificadas e outras morrem. As células cerebrais mortas não podem começar a trabalhar novamente, mas apenas aquelas que estão fora da área das células mortas é que poderão recuperar à medida que o inchaço causado pelo AVC diminui.
Também é passível que outras partes do cérebro possam aprender a ocupar as áreas que ficaram mortas.
A maioria da recuperação acontece nos primeiros meses, mas as pessoas podem continuar a recuperar por mais anos depois do AVC.
Cerca de um terço das pessoas que sofreram um AVC ficam com incapacidades.
A reabilitação é o processo de recuperação ou de aprendizagem da gestão dos danos que o AVC causou. Reabilitação envolve voltar à vida normal alcançando o melhor nível de independência possível através de:
  • Reaprender capacidades e habilidades;
  • Aprender novas capacidades;
  • Adaptar-se a algumas situações causadas pelo AVC;
  • Encontrar suporte prático, emocional e social em casa e na comunidade.
A fisioterapia deve ter início logo após o AVC, em casa ou no hospital. Se a pessoa não se conseguir mover, em primeiro lugar, o terapeuta confirma se a pessoa está corretamente posicionada na sua cama e alterna a sua posição regularmente para impedir que os músculos e as articulações fiquem rígidos.
Se a pessoa que sofreu o AVC tem dificuldades de movimento e equilíbrio, o fisioterapeuta irá trabalhar a pessoa de forma a que recupere o equilíbrio e movimentos possíveis. Quando estiverem preparados, poderão passar a conseguir estar de pé com a ajuda de algum equipamento ou de alguém para se movimentarem com segurança.
O tratamento para membros fracos ou paralisados começa com pequenos movimentos guiados e praticando tarefas simples. À medida que a pessoa começa a melhorar e a ter mais força, ser-lhe-á ensinado movimentos mais largos e exercícios mais complicados que irão encorajar ambos os lados do corpo a trabalhar em conjunto.


A acupuntura é um tratamento válido nas sequelas do AVC, que complementa a reabilitação potenciando os resultados da fisioterapia. Já em 1979 a OMS refere que o tratamento da acupuntura é recomendado no tratamento de sequelas pós-AVC. Vários estudos revelam que os doentes com sequelas de AVC tratados com acupuntura associada a fisioterapia têm internamentos mais curtos uma recuperação mais rápida.

Além da acupuntura tradicional é usado a eletroacupuntura, Craneopuntura e Auriculoterapia como adjuvantes no tratamento de sequelas pós AVC.


O Gabinete VerMar Saúde dispõe de profissionais habilitados com conhecimentos de fisioterapia e medicina chinesa (acupuntura/ craneopuntura) para ajudar na recuperação desta doença e das limitações que ela provoca na vida do doente e da sua família.
Tanto a fisioterapia como a acupuntura são técnicas de tratamento que podem ser aplicadas no domicílio o que é muito vantajoso para doentes com limitação motora e dificuldades de locomoção. Assim por opção do paciente/família o profissional pode deslocar-se a casa do paciente executar técnicas de reabilitação e complementar com tratamento de acupuntura e em simultâneo ajudar a família neste processo de adaptação a uma nova realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário